quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Não adianta lamentar o ônibus perdido, corre para não perder o próximo!

Em algumas, muitas oportunidades eu opto pelo uso do transporte público para me dirigir até a empresa onde eu trabalho. Caminho pela manhã por cerca de 15 minutos e antes que eu possa atingir o ponto no qual o ônibus que me serve passa eu devo atravessar duas pistas. Para tal feito eu utilizo a sinaleira que existe em frente ao restaurante Torre de Pizza, aqui em Lauro de Freitas-Ba e quem conhece essa sinaleira sabe que ela é uma segurança e também uma “penitência” para os pedestres. Essa sinaleira demora 5 minutos fechada para os pedestres e eu sei esse dado não porque ela informa isso, mas eu fiz questão de cronometrar porque eu queria medir a “eternidade”. O interessante é que quando ela abre só dá o tempo necessário para que a pessoa faça a atravessia e caso você não estava aguardando na sinaleira, terá que correr e ainda contar com a boa vontade e paciência dos motoristas em não arrancarem em velocidade assim que a sinaleira abre para os carros.  Imagine quando estou a mais de 50m de chegar a sinaleira e a mesma abre, chega vem a lágrima no canto do olho e quando vejo que lá do outro lado no ponto o ônibus passa vazio e você vê ele parar e seguir e nada pode ser feito para impedi-lo a não ser acompanhar com os olhos como ele se afasta rapidamente o que por muita vezes leva a um sentimento de chateação pelo ocorrido.


No dia a dia muitas vezes nos chateamos porque ainda não estamos no “ponto”, mas não o ponto de ônibus, mas os nossos desejos e/ou metas pessoais que por muitas vezes lamentamos porque outros estão desfrutando dessas conquistas hoje e nós não, quando nos esquecemos de que eles já atravessaram as duas pistas ou ainda tem aqueles que o seu caminho já é no mesmo lado da avenida que fica o ponto, então entender que ainda não estar no ponto nos descredencia a pegar o ônibus e não adianta ficar parado, tem que aguardar e não perder a próxima oportunidade de travessia. Deixar de colocar a culpa na sinaleira e saber que tem que se antecipar saindo mais cedo para que o possível tempo de espera não influencie no resultado. Prova disso é que tem pessoas esperando passar o carnaval para começar o ano enquanto para alguns 2018 começou em 2017 com novos planos e ações para mover o mundo na direção que lhe interessa e acho difícil quem vai esperar o carnaval passar estar no mesmo patamar dessas pessoas, provavelmente esses só poderão contemplar quem já atravessou as pistas pegando o ônibus.

Talvez você me diga que nem possui uma meta e daí as coisas ficam muito mais difíceis sem um propósito, sem um rumo, sem um motivo...

O autor Stephen R. Covey no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” nos leva a reflexão de nos vermos em nosso próprio velório onde algumas pessoas iriam discursar sendo elas: um familiar, um patrão ou colega de trabalho, um amigo, o pastor, um vizinho e que pensássemos o que gostaríamos que cada um desses falasse sobre quem fomos e daí começarmos a pensar na nossa missão de vida e no que realmente devemos empregar a nossa energia e dedicação e você pode notar a necessidade do equilíbrio, pois não adianta somente ser família, ser profissional, ser espiritual, ser amigo, ...


Quando assumimos esse controle na busca do que realmente importa e não olhamos para as adversidades, paramos de reclamar e começamos a agir as coisas começarão a acontecer e os resultados consequentemente aparecerão. E não adiantar tentar pular etapas e as vezes ficamos parados para não passar as dificuldades do caminho, mas se você quer chegar do outro lado da rua, você precisa começar a se mover na direção certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook