quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Fui para entrevista e tinha que fazer prova, e agora?



 

Como gestor em uma área técnica e onde 100% dos candidatos entrevistados precisam fazer uma prova de conhecimentos básicos pertinentes à sua função (Técnico em mecânica, eletrônica, elétrica e automação) e não são previamente avisados quando convidados para entrevista o resultado é realmente desastroso.

Geralmente eles não conseguem fazer nada na prova, mas é nada mesmo, e na hora da entrevista antes da prova percebo que muitos passaram muito tempo esperando uma oportunidade de trabalho e quando essa “cai do céu” não estão com os conhecimentos mínimos necessários à função, que seria o “2 + 2”.

E para minha surpresa às vezes aparecem pessoas empregadas que procuram oportunidades melhores e na hora da entrevista falam muito bem e sabem fazer um belo comercial de si mesmos, mas quando falo na bendita prova já me responderam: “-Sabe de uma coisa, melhor eu não fazer que estou bem onde estou trabalhando”.

Já alegaram dor-de-cabeça, outros que faz muito tempo que não pegam no livro entre outras desculpas. E essas provas não abrirei aqui, mas são conhecimentos que devem estar na nossa cabeça independente de estar estudando ou não, se trata de conceitos simples e primordiais dessas ciências.

Eu geralmente corrijo a prova junto com o candidato e quando acontece isso (98% das vezes) eu aconselho como se movimentar na vida para que isso não ocorra novamente e alguns tem me dado feedback positivo de conquistas em entrevistas posteriores em outras empresas o que me deixa muito satisfeito, porém eu ficaria mais satisfeito se fosse mais fácil selecionar alguém já que tem tanta gente fora do mercado.

Nesse momento que acredito começar uma retomada na criação de novos postos de trabalho no Brasil, eu espero que aqueles que pleiteiam por essas vagas se preparem a ponto de deixar os recrutadores com dificuldade em escolher tanta gente boa e não dificuldade por não encontrar ninguém com as mínimas qualificações para a vaga.
 
Fica a deixa aí para os profissionais de RH falarem aqui nos comentários de suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook