terça-feira, 27 de dezembro de 2016

No que minha ambição me transformou...

Nos muitos anos que tenho desfrutado do ambiente profissional e em diferentes ramos, percebi que as buscas por crescimento profissional muitas vezes são guiadas por uma ambição “cega” e sem limites. Observei pessoas aflorando o pior de si em detrimento do outro em busca de uma possível colocação melhor dentro da empresa, utilizando de meios ofensivos, covardes e nada éticos. A grande pergunta é se a ambição faz isso, ou se essas pessoas só precisavam de uma desculpa para manifestar a sua real natureza. A própria bíblia sagrada já nos adverte quanto a nos entregarmos a cobiça.

“São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça:
ela põe a perder a alma dos que a possuem”.(Provérbios 1.19)

Confesso que ao longo de toda minha carreira profissional sou movido por ambição, mas isso sempre me moldou a executar o meu trabalho da melhor forma e deixar isso sempre visível, para que quando as oportunidades surgirem eu seja a “escolha incontestável” e assim tem acontecido. Graças a Deus, o meu sucesso profissional veio e acredito que não vai parar por aqui.
 Espero que a reflexão sobre o que a ambição molda em nós seja tema para nossa autoanálise todos os dias na busca de sermos seres humanos melhores não deixando de ser competitivos. Cientes que a pessoa com que muitas vezes você acaba disputando uma promoção ou até mesmo um posto de trabalho é um ser humano com os mesmos direitos de anseio e uma disputa honesta. E que a nossa ambição nos leve a patamares maiores na busca por conhecimento e no aprimorar da execução dos trabalhos e na busca por relacionamentos cada dia mais saudáveis e não nos leve a usar de “força ou violência” para alcançarmos o sucesso desejado. Que ao final de cada jornada possamos estar com nossas consciências tranquilas do dever cumprido.
Que no ano que se aproxima Deus renove a nossa esperança e forças para tomarmos as decisões certas e empregar o nosso esforço naquilo que realmente gera valor!

Esses são os meus votos de um Feliz  e Próspero Ano Novo!
Deixe seu comentário ou nos conte algo que presenciou relacionado.
PSC. Esse texto foi originalmente publicado por mim no Linkedin e aqui trago ele atualizado.
https://www.linkedin.com/pulse/que-minha-ambi%C3%A7%C3%A3o-me-transformou-s%C3%A9rgio-meneses?trk=pulse_spock-articles

4 comentários:

  1. Aprendo cada dia mais,excelente reflexão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estou contribuindo. Continue acompanhando. Abraço!

      Excluir
  2. É isso aí! Ser ambicioso não é algo ruim. O problema é quando perde-se o foco e o sucesso do outro torna-se um incômodo. Que realmente possamos olhar sempre para a frente, fazendo o nosso melhor e servindo de espelho para tantos outros.

    ResponderExcluir

Siga-me no Facebook