terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Trabalho de preguiçoso!

Quem nunca ouviu essa expressão? Eu por inúmeras vezes pude presenciar situações onde essa expressão se encaixa muito bem. Para quem não conhece, essa expressão tenta retratar aqueles que fazem o trabalho de qualquer jeito, sem o mínimo de cuidado ou atenção para estarem logo livres do trabalho e alcançarem o tão almejado tempo livre. Eu ouvia meu pai dizer isso quando chegando do mercado eu e meus irmãos carregávamos o máximo de sacolas ao mesmo tempo para dar uma “viagem” só, o que não havia nenhuma necessidade além de se livrar do trabalho, ou quando ajudávamos na construção de casa ou da igreja local e na hora de transportar bloco na mão tinha que ser a maior pilha que aguentasse para acabar logo o tal serviço ruim. E isso sempre terminava em ovos quebrados no meio das compras e blocos quebrados nas construções fora os machucados, mas nesse tempo ninguém ficava sabendo dessas perdas, rsrsrsrs.


Na minha vida profissional e pessoal procuro fugir desse tipo de comportamento, pois acredito que o resultado do meu trabalho é a minha assinatura, espero que as pessoas reconheçam em trabalhos bem feitos a possibilidade de que eu tenha realizado e no caso de observarem um trabalho mal feito nunca cogitem a possibilidade que eu o tenha feito. E esse desejo por fazer da maneira correta nos faz desenvolver em vários aspectos, quando começamos a olhar simples tarefas do dia a dia como algo que podemos nos desenvolver criando métodos que facilitem sua execução sem afetar a qualidade e olha que dessa forma de pensar muita coisa legal apareceu, veja o exemplo da figura 1.

Figura1: Máquina de fazer calçamento.

O famoso “trabalho de preguiçoso” só aumenta o risco de acidentes, serviços mal feitos e na maioria das vezes sem nenhum objetivo para o tempo livre, ah esqueci, talvez olhar as atualizações nas redes sociais. Não sabendo que conhecendo bem o trabalho ou qualquer atividade que se disponha a fazer, podem surgir várias ideias de como aperfeiçoar aquela atividade e quem sabe surja àquela invenção digna de patente que vai garantir a sua independência financeira. Fico feliz em ver na internet várias invenções que nasceram da vivencia prática de pedreiros, pintores, alfaiates, sorveteiros, donas de casa,                                                                estudantes entre outros.

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor 
e não para homens” (Colossenses 3:23)


Talvez seja a hora de você observar mais o que faz e pode até ser rápido, desde que não seja um trabalho de preguiçoso. Sair da periferia do saber e ter o conhecimento necessário para desempenhar com autoridade sua atividade e quem sabe você não seja +1 e sim o Nº1.



“Tudo quanto te vier à mão para fazer, 
faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10)





4 comentários:

  1. Muito bom, Na minha vida pessoal quando vou prestar algum serviço, eu ja converso com o cliente: Eu falo, Olha so que eu trabalho devagar para que meu trabalho saia de qualidade, e mim esforço o máximo para que a pressa nao influencie no acabamento do meu trabalho, para que nao aja o que voce citou la no texto (Vou adiantar para sair logo desse trabalho ruim) E por ai vai. Valeu Sergao.

    ResponderExcluir
  2. Boa colocação... Se fazer algo com tanta pressa pode resultar em retrabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o retrabalho também é uma das graves consequências, muito bem lembrado.

      Excluir

Siga-me no Facebook