sábado, 16 de junho de 2018

Dinheiro e Ansiedade


Vivemos dias onde o nosso ativo mais precioso é o tempo e ao mesmo tempo muitos administram tão mal esse ativo e muito disso é reflexo de uma vida tomada pela ansiedade.

ansiedade
substantivo feminino
1.      1.grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia.
"a demora no atendimento causava-lhe a."
2.      2.figurado (sentido)figuradamente
desejo veemente e impaciente.
"com grande a. aguardava o seu casamento"

Ansiedade como podemos notar na definição é um mal    invisível que está ligado a nossa expectativa imediata ou não, pois às vezes a nossa ansiedade está ligada a planos de um futuro que não está tão próximo assim. E por ser advertido pela própria bíblia, percebo que esse não é um estado que devemos alimentar conforme texto a seguir:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas,
 e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6)

Muitas são as fontes de ansiedade nos dias de hoje, até porque as informações estão sendo atualizadas a cada segundo e as nossas buscas por mudanças constantes acaba nos bombardeando com ansiedade. A cada vibração do telefone celular indicando que chegou uma mensagem gera uma nova expectativa boa ou ruim que às vezes desencadeia reações físicas que remetem a ansiedade. A ansiedade pode se manifestar fisicamente das seguintes formas: Sudorese fria, taquicardia, tremores de extremidade, tonturas e vertigens, falta de ar, sensação eminente de morte ou de que a pessoa terá um ataque cardíaco, são alguns dos sintomas físicos associados à ansiedade.

Um dos grandes causadores de ansiedade é o dinheiro. Principalmente quando você passa à vida querendo viver a realidade de outro sem nem ao menos entender a realidade do outro e os passos seguidos para chegar ali, pois alguns nascem em “berço de ouro”, outros receberam uma herança, outros tiveram educação financeira muito cedo e por isso chegaram à independência financeira com pouca idade. Esse é um dos maiores erros que podemos cometer e que alimenta a nossa ansiedade que é olhar o resultado de outro e querer viver a vida que ele leva hoje, isso leva muitos a se endividarem antecipando etapas e impedindo um crescimento real e consistente.

O autor Max Lucado em seu livro “O FIM DA ANSIEDADE” fala sobre o “rio Quem Dera”.

“O rio mais largo do mundo não é o Missisípi, o Amazonas ou o Nilo. O rio mais largo da terra é um corpo de água chamado Quem Dera. Uma multidão de pessoas fica às suas margens e lança olhares ansiosos para as águas. Elas desejam atravessá-lo, mas não conseguem atravessar a balsa. Estão convencidas que o rio Quem Dera os separa de uma vida boa.
Quem dera eu fosse mais magro, teria uma vida boa;
Quem dera eu fosse mais rico, teria uma vida boa;
Quem dera os filhos viessem. Quem dera os filhos fossem viver a própria vida.
 Quem dera ...”

A ansiedade muitas vezes é gerada por não focarmos no que precisa ser feito para conquistar nossos objetivos, que por vezes esses objetivos não são muito claros já que se nossa energia estiver empregada em ter um bom carro, quando chegamos lá logo terá um melhor, se já não tiver, e devemos fugir de objetivos vazios em si mesmo. Se quisermos um carro melhor, não pode ser só pela beleza, tem que ter os itens de conforto que eu desejo, ou se eu desejo um carro de corrida que seja, por exemplo.

Por outro lado às vezes estamos paralisados desejando, mas nada realizando para chegar onde se deseja e na expectativa de que algo (talvez um milagre) vai acontecer.

O dinheiro, ou a falta dele deve ser uma das maiores fontes de ansiedade hoje, já que se precisa de dinheiro para exercer o consumismo que parece aplacar a nossa ansiedade mesmo que seja temporariamente tornando-se vilão no controle das finanças pessoais.

Não atender a princípios também pode nos levar ao mar da ansiedade. Se você sabe que empréstimo te escraviza, que o uso indevido do cartão de crédito vai te complicar, investir energia apenas em ganhar dinheiro e não cuidar da saúde, família, vida espiritual, achando que o dinheiro cuida de todas as coisas vai perceber uma hora que está navegando em águas turvas.



Ter objetivos claros nas principais áreas da vida e construir um futuro com bases firmes nos livra da ansiedade. Quando entendemos que o carro é um meio de transporte e não fazemos loucuras para ter um de luxo, quando entendemos que precisamos de uma casa aconchegante e não uma que não conseguimos visitar todos os cômodos durante a semana. Quando entendemos que nossos filhos precisam de pais atuantes e não de carros ou motos elétricas onde os pais podem ficar no celular enquanto o filho brinca e a alegria de apoiar o filho na bicicleta é deixada de lado.

Começar a ser grato pelo que se tem, não deixando de desejar estar em outros patamares, mas isso não pode ser um peso, e só não será um peso quando estamos felizes com o que temos sendo gratos pelo nosso estado. Você pode me dizer: Esse discurso é muito bonito, mas e quem materialmente tem muito pouco ou quase nada? Eu digo que a dádiva da vida é o suficiente para estarmos gratos e certos de que podemos trabalhar por um amanhã melhor e que transcenda a nós mesmos e muitas vezes se cumprindo em nossos filhos e netos.

-Procure rir com frequência;
-Procure aproveitar o sol;
-Assobie enquanto anda;
-A quanto tempo você não dá um abraço demorado?
-O que te energiza? Eu confesso que quando saio pela manhã para trabalhar minha esposa ainda está deitada e dou um beijo em seu rosto e logo percebo um leve sorriso, isso energiza meu dia.

E não esquecendo que uma vida de quase é uma vida de nunca. Realize!

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!”(Filipenses 4:4)


Grande abraço!

Siga-me nas redes sociais:

Instagram: mentor_sergio_meneses


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook