sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Transformando sonhos em metas!

Na vida nós desenvolvemos muitos sonhos e a maioria das vezes são esquecidos ou se perdem pelo caminho e aí aparecem novos sonhos que também não se concretizam e quando isso acontece a pessoa se torna um sonhador, mas quando transformamos nossos sonhos em metas reais e atingíveis nossa vida começa a ter pontos de chegada. Metas precisam ser claras nos mostrando em que ponto será alcançada contemplando assim 2 pontos fundamentais: “o quê?” e “quando?”. É de estrema importância definir o que se deseja alcançar e quando, por exemplo, você pode dizer que quer emagrecer até o final do ano, o que quer dizer que se no final do ano você estiver com 5g a menos já será o suficiente. Agora se a sua meta é perder 5Kg até o final do ano, já muda completamente porque você tem um “o quê?” (5Kg) e um “quando?” (final de 2016). O mesmo acontece se você define emagrecer 5kg e não determina o tempo, você pode passar 20 anos perseguindo essa perda de peso, mas para ser meta definida precisa do limitador tempo.

Então seguem alguns exemplos de meta:

- Perder 5Kg em 3 meses;

- Ler 12 livros por ano;

- Aumentar a renda em 10% a cada ano;

- Beber 1litro de água por dia.




O ideal é que suas metas estejam escritas em uma folha de papel presa na porta da geladeira que provavelmente você irá se encontrar com elas no início e final do dia.

Talvez para os leitores de plantão digam que 12 livros por ano é pouco, mas a meta é pessoal e se for de uma pessoa que não lê nada, além das redes sociais, pode ser que 1 livro por ano seja uma meta fantástica e a cada conquista, por quê não se desafiar mais?

 Eu não bebia água de forma alguma e como gosto muito de café e suco a minha desculpa é que esses já contém água, então uma das minhas metas foi beber 500ml de água por dia até o final de 2016(ano vigente) e já completo  1 mês que essa rotina é mantida, mas quando minha esposa que bebe cerca de 3 litros de água por dia viu essa meta logo bradou: “- só isso?”, mas para quem não bebia nada está ótimo eu respondi.

Transformar sonhos em metas torna a vida mais animada porque nos leva a perceber as conquistas e já converta em motivo para comemoração e essa é uma dica importante, sempre celebrar com as pessoas que você ama, renova as energias e muitas vezes colocar em nossas vidas as metas que são indicadas por elas, trás alegria conjunta, essa da água é fruto da insistência da minha amada esposa e dos 1580 vídeos, artigos, documentários que ela me enviou falando sobre os benefícios da água.

Quando você já tem uma missão bem definida, as metas vão aparecendo cada vez mais para servir de ferramenta do cumprimento da sua missão e o importante é que na vida tudo que façamos tenha um objetivo claro e motivações também e isso quer dizer que sua atitude nesse dia seja não fazer nada simplesmente porque quer olhar sua esposa, filhos, namorada, pais, irmãos, amigos com os olhos de atenção que a vida cada vez mais corrida não nos permite.

E uma meta pode envolver outras que você terá que desenvolver como, por exemplo:

Desejo oferecer ao meu filho estudo em uma boa escola e posteriormente faculdade. Isso já me indica que preciso aumentar  minha renda, acabar com as dívidas, talvez adicionar uma renda extra para que no meio do caminho nada venha me fazer desviar da meta, pois se você pensar, a estrada de um garoto da alfabetização até formar na faculdade leva pelo menos 17 anos.

Devemos trazer nossos sonhos à realidade para desfrutarmos da alegria das conquistas e quando você os converte em metas é isso que acontece, senão serão apenas sonhos.

Pare agora mesmo e defina pelo menos 3 metas com objetivo a ser alcançado e em que prazo, escreva em uma folha de caderno e prenda na porta da geladeira embaixo daquele imã da pizzaria, ou do gás, ou aqueles imãs de recordação das viagens que você fez. Comece hoje mesmo a encontrar uma direção e agir para chegar lá.


- Reduzir em 50% até o final do ano o uso de redes sociais no horário de trabalho e 
100% na hora das refeições.

Não adianta ficar apenas observando.

 

 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. (Eclesiastes 11.4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook