segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!




Este é um ditado popular que expressa uma verdade literal e que por algumas vezes é visto nas próprias escrituras Sagradas, mas de formas diferentes que levam com certeza ao mesmo entendimento.

     “O que anda com os sábios ficará sábio, 
mas o companheiro dos tolos será destruído” (Provérbios 13.20).

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite” (Salmos 1.1-2)
                  
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os 
bons costumes” (1 Coríntios 15:33)
                    

Para caminharmos mais rápido na direção dos nossos objetivos, temos alguns passos que com certeza vão nos ajudar e um deles é essa citação que comentamos logo no início, pois se andarmos com pessoas que tem o mesmo propósito que nós e que andem por um caminho reto, encontraremos apoio para seguir em frente e a troca de experiências nos trará a diminuição das distâncias percorridas, por exemplo: Já imaginaram porque a ciência evoluiu tanto nos últimos anos? A comunicação que uniu o mundo fazendo com que muitos experimentos avançassem, pois antes se um cientista descobria algo que podia ser peça chave para o trabalho de outro, a depender da distância esse que necessitava da informação nunca ficaria sabendo e havia várias pessoas trabalhando nos mesmos assuntos muitas vezes já resolvidos e hoje não, tudo é online e de fácil pesquisa o que encurta o caminho daqueles que tem uma ideia e precisam de algo a mais para realiza-la e muitas vezes outro já conseguiu isso e a “roda gira com mais velocidade” nesse ciclo da evolução tecnológica.

Mas para alcançarmos patamares maiores observo que muito importante é estar com pessoas que nitidamente sabem mais que você, o que irá elevar seus conhecimentos com boas conversas e nesse processo é muito importante saber ouvir. Não é à toa que a bíblia diz:

“Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo”



Reconhecer a capacidade do outro lhe traz o discernimento claro do que está ao seu redor, o que já lhe serve como prática de humildade, compreendendo as pessoas que podem te trazer valor. Por isso ter um mentor é muito importante até porque conhecimento não se faz apenas da “letra”, mas da experiência vivida principalmente. 

Um exemplo forte disso em minha vida é que quando minha esposa e eu soubemos da chegada de Matheus, o nosso primogênito, logo fui comprar livros de como criar filhos além das lembranças que tinha de como fui criado por meu pai e das orientações vindas dele muitas vezes por meio da bíblia. 

Antes de ser pai eu não podia ver uma criança correndo na igreja que eu já resmungava: - Cadê o pai desse menino que não está vendo isso? Ah! se fosse meu filho. Hoje que experimentei a paternidade, sempre que vejo um menino quieto em um culto, casamento, formatura ou qualquer evento de adultos eu logo resmungo: -Aquele menino só pode estar doente.

Perceberam como a perspectiva entre o conhecimento dos livros ou só de ver outros fazerem, sem nossa própria experiência prática pode trazer? Nos sentimos os maiores motoristas do mundo antes de pegar o carro pela primeira vez e sermos tomados pelo sentimento de que é fácil demais quando se está olhando, mas logo percebemos que dominar um carro não é tarefa simples e que realmente é muito fácil quando se tem a experiência do dia a dia e que dirigir se torna tão natural que até parece que você faz parte da máquina, claro que existe gente que não aprende a dirigir nunca, rsrsrsrs, mas a evolução pode não acontecer por dois motivos: limitação do indivíduo ou porque simplesmente acha que sabe fazer e não precisa se aperfeiçoar.

Entender que algumas respostas também não transpassam o tempo e que muitas vezes você precisa se adaptar ao contexto é muito importante, mas se você tiver boas dicas e em um mundo tão dinâmico, por quê não pegar o que já foi construído e seguir dali? 
Altino Menezes - Meu pai e primeiro mentor.



Como diz meu pai: “-Nada melhor do que se espelhar no espelho dos outros, podendo evitar os erros já cometidos, a vida é tão curta para ficarmos repetindo testes já realizados e tão conclusivos”. E tenha certeza que as boas companhias podem trazer esse complemento assim como você será complemento para outros.






Esteja atento e apto para em algumas situações ser encontrado como mentor e passar suas experiências da melhor forma possível contribuindo para o crescimento do próximo. Mas se você ainda é muito jovem, procure ouvir, ler, ver e experimentar mais antes de achar que já pode questionar quem está a tanto tempo por esse caminho e verás que na hora certa essa ultrapassagem é inevitável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook