sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Por que a festa não começa no horário?










Quem me conhece logo vai imaginar que estou chateado com mais algum evento que não começou no horário e olha que disso eu reclamo bastante mesmo e não vou parar, rsrsrsrsrs.


Pensando sobre isso hoje e como as pessoas insistem a guiar suas vidas da forma mais fácil e admitindo padrões desorganizados e que acabam por refletir em outras áreas da vida. Como é fácil e corriqueiro o ecoar da frase: “Mas ninguém vai chegar cedo mesmo”.



Eu sou daqueles que acreditam que compromisso é compromisso. Marcou 07h preciso estar lá às 07h e caso qualquer coisa me impeça de fazê-lo preciso avisar a quem é de interesse. Fico tão contente quando vou a um casamento onde a noiva chega no horário (o que é raro e geralmente acontece em instituições que são rígidas quanto ao horário de celebração). Agora ruim mesmo é quando os donos da festa atrasam ou ficam aguardando os atrasados desprestigiando os que cedo chegaram.


Já estou tentando deixar isso bem claro para o Matheus (meu filho de 5 anos) com exemplos práticos: Ontem fomos jogar totó, o famoso pebolim, e a bola é cedida pela portaria que me informou que encerra às 21h o acesso a sala de jogos do condomínio. Exatamente às 21h chamei Matheus para pararmos e irmos devolver a bola, mesmo outros meninos tendo ficado jogando ping-pong no aguardo que o rondista vinhesse acabar com o jogo. Cumprimos o acordo e saímos felizes por isso.


O ruim disso tudo é que quando não desenvolvemos o hábito de cumprir horários a não ser que sejamos obrigados, isso nos torna suscetíveis a nos atrasarmos a tudo na vida e acreditar que esse é o comportamento normal até porquê “todo mundo” atrasa e não está nem aí, não é mesmo? Daí eu pergunto: “-Se não quero cumprir horário, por quê estabelecer o compromisso?


Quando se faz o acordado dispara em você a vontade de andar correto em relação aos acordos, mesmo que outros não o façam porquê isso te faz bem. Afinal de contas, se você quer ser igual a todo mundo faça o que todo mundo faz, mas se você quer se destacar na multidão, viva da forma que ninguém mais vive.


Quando eu entrei na faculdade de engenharia o que os professores mais falavam é que já devíamos ir trabalhando o tema do TCC já que seria muito leve fazer em 5 anos, mas o problema todo é que você passa 5 anos inteiros fazendo trabalhos que o professor te dá 2 meses para realizar e você aguardar os 2 dias antes da entrega para se matar de trabalhar no assunto, então deixar o TCC para os últimos 6 meses já torna-se automático. Agora imagine quão fantástico poderia sair um TCC pensado e pesquisado por 5 anos em relação a um elaborado de forma corrida em 6 meses. Porém pagar o preço por fazer diferente poucos querem, mas desfrutar dos resultados? Isso todos desejam e se possível com o mínimo esforço.


Por um tempo eu vejo que não é diferente no mercado de trabalho com profissionais cada vez mais desconectados da empresa e vice-versa. O fato de ter uma carteira assinada garantirá o salário no final do mês e nem parece que isso está relacionado ao resultado da empresa, então se preocupar para quê?


Compromisso em fazer os relacionamentos darem certo foram para o “espaço” já que é muito mais fácil começar outro. A máxima de que não devo nada a ninguém já que eu pago minhas contas impera cada vez mais conseguindo adeptos de todas as partes.



A vida precisa ser um reloginho? Claro que não, mas existe tempo para tudo e a prioridade são sempre os compromissos assumidos e no dia que você não quiser estar preso ao horário simplesmente não marque nada.

Deixa aqui nos comentários o que você acha sobre isso tudo.

Grande abraço!
Sérgio Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-me no Facebook