quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Saindo hoje da inércia!!!

Talvez seja essa uma das metáforas mais utilizadas nos dias atuais, mas o que será de fato sair da inércia? A verdade é que a bola não sai do lugar enquanto não for empregada a força do chute.

A inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento.

A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se o mesmo encontra-se parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.

É bem essa a ideia mesmo. A necessidade de ação na vida do homem exige a aplicação de uma força para iniciar o movimento ou mudar a direção. Quando esse movimento é “ladeira a baixo” maravilha, porém se for “ladeira acima” complica.

Às vezes tantas coisas ficam pelo caminho em nossas vidas por falta dessa força para dar o primeiro passo e quantas nós até conseguimos sair da inércia, mas não conseguimos prosseguir na mesma pegada? Será que nos falta um plano muitas vezes, ou apenas a disciplina? Será que a nossa máquina (corpo) está sendo bem cuidada para seguir nessa jornada?

Corpo e mente bem conectados, livres das ansiedades que nos rodeiam nos momentos que paramos para realizar algo, pois a dificuldade em manter o foco em um assunto ou atividade é um problema hoje, pois o celular vibra e logo a ansiedade por saber que rede social envia uma mensagem consegue vencer qualquer urgência, o que  que dizer que desabilitar os avisos das redes sociais pode ser uma das soluções.

Cada vez é clara a necessidade de cuidar de uma boa alimentação, beber água, dormir bem, meditar, ler conteúdos de valor, focar em uma tarefa de cada vez, conversar com alguém sem olhar para o celular durante aquele momento, construir metas e ter um plano para atingi-las, não deixar para depois aquilo que você pode fazer naquele momento e finalizar o assunto, e falando nisso pequei nesse ponto semana passada, quando recebi a anuidade do CREA-BA no início de janeiro e não podia pagar via eletrônica apenas nas lotérica e agências da caixa tendo um desconto de quase 20%, como gosto de pagar apenas próximo do vencimento eu programo no banco mas como essa eu teria que ir na lotérica me programei para ir somente no dia 31/01 mesmo tendo dinheiro para efetuar o pagamento e acabou que nesse dia minha rotina de trabalho foi pesada e não pude sair nem na hora do almoço e acabei perdendo o desconto. Menos mal que eles me deram até 28/02 para pagar com 10% de desconto e irei hoje para não cair na mesma cilada. Esse seria o mais simples dos exemplos, mas temos que ter o cuidado para esse tipo de adiamento não afetar áreas de nossas vidas onde o prejuízo não é simplesmente financeiro, apesar de parecer que apenas o prejuízo financeiro nos afeta de forma dura.

O interessante é que as direções mais importantes que temos que seguir em nossas vidas parecem estar sempre “ladeira acima”, ou ainda nadando contra a correnteza. Fica a reflexão que se você parar contra a correnteza ela te leva para o sentido contrário. Então que a acomodação não nos leve ao fracasso, mas que seja uma palavra que só conhecemos no dicionário e que passe bem longe de nossas vidas.

Como diria o Superman: “Para o alto e avante!”


O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos
é falto de juízo” (Provérbios 12:11).














6 comentários:

  1. Excelente reflexão! Que possamos nos impulsionar que as necessidades nos apresentar..."Avante grito de guerra"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que estou contribuindo! Não deixe de me seguir. Bjos!
      (Obs. Comentário da esposa vale dobrado, rsrsrs)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Muito Boa essa reflexão. Deus continue te dando inspiração, um forte abraço!

    ResponderExcluir

Siga-me no Facebook